quinta-feira, 22 de abril de 2010

História

Imagens do Paleolíticas:



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCVdJYdNeXImD79HjShu46nwg8Ij85udyuKaIGotsmG0cfVp0l509N1Gve7XmC75kMZixSR6_QZS0G8MktrD3JU6JNaC01sNa7ardJJSaMYXcKL1Hx8MtSQ8NRoSfz0fPWFzD5kF3VCpB6/s320/paleolitico.jpg

O Período Paleolítico é a parcela de tempo que compreende desde as origens do homem até 8000 A.C.. Dentro desse período ainda existem duas subdivisões: o Paleolítico Inferior (5000.000 – 30.000 A.C.) e o Paleolítico Superior (30.000 – 8.000 A.C.). Em ambos os períodos, a falta de uma ampla documentação dificulta a obtenção de informações mais específicas sobre os primeiros grupos humanos que ocuparam o globo terrestre.

Imagens do neolítico:




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTnv3dtQMkkYIF2SAewGU-dH5T07CjGQ-hYAM8MLmQEp5aTdS_iM8YmRLhh87Cj4n-LW3thCtn_2Yk3J4Aj5e64jsA8tQjchSrSuGnx-9AxRrEeS2JmtFIgF1mRyZ2sqJG1pZkNmxz2SM/s400/neolitico2.jpg

Nesse período a espécie humana abandonou sua
condição de parasita da natureza e passou a encarar novas formas de trabalho, tornou-se produtor de alimentos. Selecionou animais e vegetais que lhe interessavam e desenvolveu novas técnicas.

Começou a praticar a irrigação, daí a necessidade de rios, passou a estrumar a terra, colocou cercas para guardar animais. A pesca, a caça e a coleta não deixaram de ser praticadas, no entanto tornaram-se secundárias.
O conjunto de transformações técnicas - seleção de vegetais, criação de animais, plantio, irrigação passou a ser denominada como REVOLUÇÃO NEOLÍTICA ou REVOLUÇÃO AGRÍCOLA. Tal revolução não ocorreu da mesma forma e na mesma época e ritmo em em todas as regiões povoadas.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Educação Física

Anatomia: É o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.
Alguns autores usaram este termo incluindo na anatomia igualmente o estudo das funções vitais (respiração, digestão, circulação sanguínea, mecanismos de defesa, etc) para que o organismo viva em equilíbrio (homeostase) com o meio ambiente. Segundo esta definição, mais lata, a anatomia é de certa forma o equivalente à morfofisiologia (do grego morphe, forma + logos, razão, estudo).

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Química

Métodos de separação de misturas.



Separação Magnética:
Separa os componentes que são atraídos por um imã daqueles que não apresentam esta propriedade (separação de limalha de ferro da areia).

Decantação
:
Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou um sólido precipitado num líquido. Exemplos: água e areia e água e óleo vegetal.



Filtração:

Este é um método de separação muito presente no laboratório químico e também no cotidiano. É usado para separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresente em suspensão.


Dissolução Fracionaria:
É um método de separação de líquidos que participem de mistura homogênea ou heterogênea. Quanto mais distantes forem os pontos de ebulição destes líquidos, mais eficiente será o processo de destilação.

Centrifugação:
A centrifugação é um processo de separação em que a força centrífuga relativa gerada pela rotação da amostra é usada para sedimentar sólidos em líquidos, ou líquidos imiscíveis de diferentes densidades, separando-os. É usada em diferentes aplicações laboratoriais, industriais e domésticas.














Cristalização:
A cristalização é o processo (natural ou artificial) da formação de cristais sólidos de uma solução uniforme, ou seja homogenea. Ela consiste de dois principais eventos, a nucleação e o crescimento dos cristais ou crescimento molecular.









Destilação:
A destilação é eficaz na separação de dois ou mais líquidos solúveis entre si. Cada líquido possui uma temperatura de ebulição própria. Os líquidos podem ser separados por meio de um destilador. Ferve-se uma solução formada por líquidos num destilador, sendo a primeira fracção de líquido que se recolhe a que corresponde ao líquido mais volátil, dado que foi o prim
eiro a entrar em ebulição.


Flutuação:
Aplica-se a uma mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por sedimentação fraccionada.


Cromatografia:
Se a mistura a separar nos seus componentes for colorida, este processo permite separar os vários pigmentos, obtendo-se cromatogramas. Para a realização deste processo de separação será imprescindível a utilização de p
apel absorvente, assim como de um goblé com álcool etílico.



Destilação Fraccionada:
para a separação dos componentes das misturas homogéneas líquido-líquido, recorre-se muitas vezes à destilação fraccionada. Ao aquecer a mistura num balão de destilação, os líquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulição e podem ser separados. O petróleo é separado em suas fracções por destilação fraccionada.